O críquete é um esporte que utiliza bola e tacos, cuja origem remonta ao sul da Inglaterra, durante o século XVI. Considerado por muitos um esporte parecido com o basebol. Ele foi inspirado num rudimentar jogo rural medieval chamado stoolball. Foi adotado pela nobreza no século XVII. Sofreu muitas transformações ao longo dos anos até se tornar um esporte bastante admirado no Reino Unido, na Índia e no Paquistão.
Também é referenciado como croqué ou crique[Português-PT].
Jogam onze de cada lado, num campo sem dimensões fixas, mas sempre muito amplo. Os movimentos principais passam-se numa faixa retangular de 20,1 metros de comprimento, no centro do campo, onde a bola (de cortiça e couro) chega a voar 150 km/h. Ela é lançada pelo arremessador contra o alvo do adversário (três varetas fincadas no solo, chamadas wicket), defendido pelo rebatedor. Os outros jogadores dos dois times tomam posições de ataque ou defesa, de acordo com a posse da bola dos arremessadores, e agem com o mesmo objetivo destes: atacar ou defender o wicket. A contagem de pontos varia de acordo com o tipo de jogadas empregadas.
Uma bola de críquete
O Críquete é considerado por muitos um desporto parecido com o basebol. Ele foi inspirado num rudimentar jogo rural da Inglaterra medieval chamado stoolball. Foi adoptado pela nobreza no século XVII. Sofreu sucessiva transformações ao longo dos anos até se tornar um desporto bastante adimirado no Reino Unido, na Índia e no Paquistão.
Jogam onze de cada lado, num campo sem dimensões fixas, mas sempre muito amplo. Os movimentos principais se passam numa faixa retangular de 20,108 metros de comprimentos, no centro do gramado, onde a bola (de madeira e borracha) chega a voar 150 km/h. Ela é lançada pelo arremessador contra o alvo do adversário (três varetas fincadas no solo, chamadas wicket), defendido pelo rebatedor. Os outros jogadores dos dois times tomam posições de ataque ou defesa, de acordo com a posse da bola dos arremessadores, e agem com o mesmo objetivo destes: atacar ou defender o wicket. A contagem de pontos varia de acordo com o tipo de jogadas empregadas.
No início, os jogos podiam durar até dez dias. Os tempos modernos, porém, exigiram mudanças. Hoje, a maioria dos jogos é disputada em dois tempos, em uma tarde ou noite.
O críquete é um esporte de taco e bola. O objetivo do jogo é marcar mais "corridas" (runs) do que o time opositor. A partida (match) é dividido em turnos - innings (em inglês, sempre usado com o "s" no final quando se referir ao cricket) durante o qual, um time rebate (bats) e o outro arremessa (bowls).
Se, em partidas de dois turnos, o primeiro time que rebater for derrotado no segundo turno e o somatório dos pontos do primeiro e do segundo turnos for menor que os pontos somados somente do primeiro turno do time oponente (o que acontece muito raramente), a partida é concluida e a vitória do outro time é anunciada como "um turno e x corridas" (an innings and x runs), onde x é a diferença de pontos entre os times. Se o time que rebate por último é derrotado com o mesmo número de pontos do opositor, eles tem uma corrida curta para marcar (algo extremamente raro) para desempatar a partida.
Se a partida tiver apenas um turno por time, com um determinado número de jogadas, e a partida (match) é temporariamente interrompida pelo clima, então uma complexa fórmula matemática conhecida como Método Duckworth-Lewis é geralmente usada para re-calcular uma nova tabela de pontos. Uma "partida de-um-dia" (one-day match) pode ser declarada "sem-resultado" (No-Result) se o número de overs - (conjunto de seis arremessos válidos por um arremessador) por time for menor que o acordado anteriormente. Isto pode ocorrer se sucessivas interrupções tornarem o recomeço impossível, por exemplo um período de mal tempo prolongado ou quando o público estiver tumultuado.
0 comentários:
Postar um comentário