AUTOMOBILISMO
O automobilismo (também conhecido como corridas de automóveis ou desporto motorizado) é um desporto relacionado com competição com automóveis. É um dos desportos mais populares do mundo e talvez aquele em que a comercialização seja mais intensa.As corridas de automóveis iniciaram-se quase imediatamente depois da construção dos primeiros carros movidos a gasolina bem sucedidos influenciados pelas já populares corridas de carroça.
A primeira corrida de automóveis oficial é realizada em 1894, na França. O vencedor é um francês, que, no entanto, é desclassificado por ter ultrapassado o limite de velocidade de 12,5 km/h. Com a evolução dos carros, a velocidade torna-se a característica marcante. Atualmente, o esporte mantém estreito vínculo com a indústria automobilística e recebe grandes investimentos. Muitas das inovações tecnológicas dos carros de corrida são incorporadas à fabricação de automóveis de passeio, como os freios a disco, da década de 50, e a suspensão ativa computadorizada, que aumenta a estabilidade do carro, dos anos 90.
O automobilismo divide-se em categorias definidas pelas especificações técnicas dos carros. As principais são as fórmulas 1, Indy (Cart), IRL e 3.000. Há ainda corridas de kart e de carros de turismo (semelhantes aos carros comuns). Algumas provas tradicionais ocorrem sem vinculação a um campeonato. É o caso das 24 Horas de Le Mans, em que dois pilotos se alternam ao volante de um carro durante 24 horas. Disputada desde 1923, no Circuito de Sarthe, na França, atrai cerca de 300 mil espectadores todos os anos. Outra corrida muito difundida é o rali, de percursos longos e acidentados em circuitos off-road - fora de pistas e estradas convencionais. O mais famoso é o Rali Dacar (antigo Paris-Dacar), que a partir de 1997 passa a ser competido inteiramente em território africano, entre Senegal e Níger.
A FIA - Federação Internacional de Automobilismo tem sede em Paris, França, e
é a principal entidade regulamentadora de corridas de automóveis no mundo.
Para que campeonatos continentais, nacionais, regionais e locais sejam
reconhecidos pela FIA, as federações devem, obrigatoriamente, estar filiadas
à FIA e os pilotos registrados junto às suas federações locais.
0 comentários:
Postar um comentário