Torcida russa agride voluntários de estádio e é acusada de racismo




frame torcida Russia confusão (Foto: Reprodução)Câmera filmou briga entre russos e voluntários
do estádio na Euro (Foto: Reprodução)
Parte da torcida russa deu trabalho à polícia sexta-feira em Breslávia, onde a Rússiavenceu a República Tcheca por 4 a 1 pela primeira rodada do Grupo A da Eurocopa. Quatro voluntários do estádio foram para o hospital após serem agredidos após a partida por e ainda houve suspeita de racismo contra o negro Theodor Gebre Selassie, lateral tcheco.
De acordo com as autoridades polonesas, quatro russos ainda foram presos por provocarem uma briga em um bar local. A Uefa afirmou que a polícia local irá investigar os problemas ocorridos no jogo.
As tensões entre as duas nacionalidades são particularmente elevadas em Lviv, no extremo oeste da Ucrânia, devido ao ressentimento ucraniano do domínio soviético de 1939 a 1991. A região de Lviv foi o centro de uma campanha de resistência por nacionalistas ucranianos, que lutavam pela independência da União Soviética durante e após a Segunda Guerra.- Estamos estudando os relatórios de segurança e as imagens disponíveis para identificar os agressores - disse Pawel Petrykowski, porta-voz da polícia local.

A associação "Nunca Mais" denunciou atos racistas contra o lateral tcheco Theodor Gebre Selassie. A entidade alega que um observador ouviu cânticos com o termo "macaco" ao jogador, que tem pai etíope e é o primeiro negro a atuar pela República Tcheca.

Após o jogo, que teve a vitória da Rússia por 4 a 1, mais problemas: vários torcedores russos entraram em conflito com um grupo de ucranianos, mas nenhuma prisão foi efetuada. A polícia negou ter havido qualquer tipo de violência e disse que havia impedido os dois lados da luta. Ainda dentro do estádio, um grupo agrediu voluntários que trabalhavam na partida, e quatro deles foram para o hospital mas não tiveram ferimentos graves.